Hadaka Matsuri: Festival dos homens pelados



peladão sagrado sendo perseguidoA cultura japonesa é salpicada de festivais comemorativos e de agradecimento e, alguns desses festivais, são… Diferentes. O “Hadaka Matsuri” é comemorado por homens de 23 a 43 anos que desejam boa sorte para o próximo ano. Não há uma data específica, cada cidade e região comemoram em épocas diferentes, normalmente no inverno.

O interessante é que os participantes saem zanzando pela cidade vestidos apenas de cueca normal ou fundoshi – aquela cueca estilo fralda que a japonezada antiga usava. A passeata corre em torno do peladão sagrado, o aka shin otoko que, de acordo com a tradição, absorve o azar e os pensamentos safados do homem que o tocar e é uma grande honra ser escolhido como o “aka shin otoko”. 

Há também festas nas quais não há a presença do peladão mor e todos segume se “limpando” das impurezas com muito sake e banhos de tinas d’água agradáveis no meio do inverno japonês. A meia noite, são liberados na multidão os “shingi” – são pedaços de madeira com dizeres de sorte – e aquele que conseguir tocar em um, terá muita sorte no próximo ano.

Pessoal querendo o shingi no hadaka matsuri

Pessoalmente, não acho que seja uma grande honra passar um dia semi nú sendo perseguido por centenas de peladões… Preferi a versão “sair zanzando enchedo a cara”, sem a parte da muvuca. E você?

Veja o vídeo do pessoal se preparando para a peleja:

Ficou com vontade de tomar um sake ou shochu (especie de pinga de arroz) com os amigos, mas com roupa? Conheça o isakaya Bueno que fica no bairro da Liberdade em São Paulo.

[ad#quadrado]

Veja também:

Sobre o autor

Apenas mais um descendente de japoneses por lado de pai e mãe (sansei - terceira geração) que adora a cidade de São Paulo e gosta de fuçar na web. Apesar de "alfanalbético", sempre está disposto a escrever alguma besteira relacionada aos nossos amigos do país do furikaki. Twitter @seijis