Prato do dia: Udon



Pacote de Udon

Pacote de Udon

Famosa macarronada japonesa, o udon é um macarrão a base de arroz (tudo no Japão é feito de arroz) que a primeira vista parece uma comida pesada e sem graça.
Esse macarrão branquelo não tem nada a ver com o lamen. Ele é bem molenga ao contrario do lamen que deve ser servido mais al dente. O caldo também é bem diferente.

Geralmente o caldo do udon é a base de shouyu e hondashi mas tem diversas variedades de receita (cada batian faz de um jeito). Para acompanhar o caldo e dar um boost na aparência, são adicionados alguns ingredientes que também variam muito de batian pra batian.

Udon preparado no estilo caseiro
Udon preparado no estilo caseiro

O Udon dessa foto foi preparado com kamaboko (massaroca de peixe), omelete adocicado (aquele mesmo que vem nos makisushis), negui (cebolinha) e nori (alga preta).

O udon é um prato leve. Ótimo para uma refeição pós-churrasco ou pós-feijoada. Para aqueles que são virgens de udon, uma boa sugestão é experimentar o udon que é vendido na barraquinha da feirinha de domingo da Liberdade (em São Paulo). Experimente o tempurá udon que, como o nome diz, vem com um naco de tempura sobre o macarrão.

Veja também:

Sobre o autor

Dizem que sou Yonsei porque minha avó materna nasceu aqui no Brasil. Mas me considero Sansei porque todos os meus outros avôs nasceram no Nihon. A cultura nipônica sempre me intrigou. Quero compartilhar aqui todas as bizarrices que o povo japonês apronta mundo afora.