10 alimentos que ajudam a desinchar o corpo

Nutricionista explica como eles fazem isso
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Quem nunca sentiu aquela sensação de barriga estufada e corpo inchado? Esse desconforto pode acontecer quando comemos alimentos com muito sódio, por exemplo.

Para falar a verdade, não é só isso. De acordo com a nutricionista Isabela Mello, existem outros fatores que podem gerar aquele inchaço chato, como “intestino preguiçoso, falta de hidratação, estresse do dia a dia, privação do sono, alteração de hormônios durante a TPM e retenção de líquidos”.

Mas calma! Existem alguns alimentos que podem te ajudar a resolver essa situação.

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Primeiramente, vamos conhecer o que devemos evitar em nossos hábitos alimentares quando estivermos inchado e com aquela sensação pesada. Depois disso, Isabela Mello vai revelar 10 alimentos que podem ajudar o seu corpo a desinchar e fazer você se sentir um pouco melhor.

Quando você não estiver legal, é bom tomar cuidado para não abusar de alimentos lácteos, como leite, queijos e outros. Dê uma maneirada no refrigerante e em bebidas gaseificadas. Frituras, molhos condimentados e alimentos com muito sal já não são novidades, né? O que pode te surpreender é evitar a couve, por exemplo.

Vale lembrar que é muito importante você conversar com um nutricionista e com outros profissionais da área da saúde para saber o que é mais indicado no seu caso – já que cada organismo é de um jeito e não existe receita mágica.

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Confira, agora, os 10 alimentos que podem virar seus melhores amigos e entenda o porquê eles ajudam a desinchar:

1. Melancia

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A Melancia, assim como o melão também, são carregados de fibras e água. Eles desincham e limpam o organismo.

“Além das fibras, estão entre as frutas com maior teor de água, por isso conhecidas por suas propriedades diuréticas. Limão, morango, laranja, tangerina são outras opções de frutas com boa quantidade de água em sua composição’, explica a nutricionista.

2.  Abacaxi

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De acordo com Isabela Mello, a fruta tem a enzima bromelina, que pode facilitar a digestão, evitando o inchaço. O abacaxi pode ser uma boa opção de sobremesa, por exemplo.

3. Banana

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Como a banana possui muito potássio, ele consegue neutralizar o efeito prejudicial de sódio.

4. Alcachofra

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Atenção para essa dica que ela é quente: além da ação diurética, a alcachofra possui propriedades lipolíticas que ajudam a queimar gordura e aumentar o metabolismo.

Se você aproveitar até as folhas da alcachofra, contará com mais fibras que podem potencializar o processo.

5. Algumas hortaliças

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“Destaques para aspargos, salsa, beterraba, cenoura, folhas verdes, abóbora, berinjela, chuchu, abobrinha, cebola, alho-poró, pepino, agrião e alho”, lista Isabela.

Esses alimentos são ricos em água e possuem substâncias diuréticas.

6. Temperos naturais

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Alecrim, salsinha e manjericão apresentam ação diurética e ainda são enriquecidos de antioxidantes, combatendo o envelhecimento precoce e aparecimento de várias doenças.
“Além do mais, apostar nos temperos ajuda a diminuir o consumo do sal, que contribui no combate da retenção de líquidos”, afirma a nutricionista.

7. Aveia

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“O alimento contém betaglucana, um tipo de fibra solúvel que contribui para o controle de taxas de colesterol e açúcar no sangue”, explica Isabela Mello.

As fibras também contribuem com o aumento da saciedade, ajudam a eliminar as toxinas, consequentemente diminuem o inchaço e, associadas a uma ingestão adequada de líquidos, auxiliam no funcionamento intestinal, evitando que a barriga fique dilatada e dolorida.

8. Água de coco

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A nutricionista explica que ela é um isotônico e também diurético natural, já que apresenta carboidratos e minerais. Além disso, é uma bebida de baixo valor calórico.

Está aí uma boa dica para quem vai curtir o verão. Lembre-se que direto da fruta é a melhor opção por não ter adição de açúcares e conservantes

9. Chá verde

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Rico em polifenóis, o chá verde estimula o metabolismo, hidrata e combate a retenção hídrica.

10. Chá hibisco

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“Ele é um ótimo termogênico, pois aumenta o metabolismo e ajuda na queima de gordura; evita a retenção de líquidos; armazenamento de gorduras; controla o colesterol e a pressão arterial; além de proteger o sistema cardíaco”, conclui a nutricionista Isabela Mello.
Viu só? Não precisa ter medo de comer nas festas de fim de ano. Se você se sentir inchado, experimente uma de nossas dicas e veja se funciona também em seu organismo.
Isabella Mello é nutricionista, CRN-3 47.319. Em caso de dúvidas, entre em contato no e-mail nutricionistaisabelamello@hotmail.com.
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