Correr na areia com tênis aumenta o risco de lesão, diz especialista

Patrícia Prieto, fisioterapeuta especializada em ortopedia e traumatologia, afirma que o ideal é correr na praia descalço

11

Férias, carnaval, verão e muito sol. Esses são apenas alguns dos inúmeros motivos que você tem para você visitar a praia nesse começo de ano. Mas e os treinos? Não vai deixar para depois, né? Se você nunca se exercitou na praia, tenha certeza que vai adorar.

Muitas pessoas me perguntam qual é o correto: correr na areia com tênis ou descalço. Para surpresa da maioria, o ideal é você praticar exercício descalço. Sabia dessa? Isso, quem disse foi Patrícia Prieto, fisioterapeuta especializada em RPG, ortopedia e traumatologia.

“O ideal é correr na praia descalço. A areia é um terreno acidentado e, a cada passada, existe uma exigência maior para que o corpo encontre seu equilíbrio. Isso significa que é um maravilhoso exercício de propriocepção”, explica Prieto.

De acordo com a fisioterapeuta, propriocepção que é a capacidade de reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão – chique, né?!

Todas as vezes que corri, eu fui de tênis, principalmente porque corria naquela parte de área batida, próxima à água. Me certifiquei se era dessa área mesmo que estávamos falando e sim: na areia firme ou na fofa, a recomendação é pé no chão.

“Isso se aplica tanto para a areia fofa quanto para a areia firme. Ao correr descalço na praia, além de aumentar a propriocepção, você ainda massageia a sola do pé, proporcionando um relaxamento na musculatura”, convence a especialista.

Para quem costuma correr de tênis, fica um alerta: praticar atividade física dessa forma pode aumentar o risco de lesão. A profissional explica que podemos nos machucar porque nós usamos mais o calcanhar e, consequentemente, aumentamos o impacto no joelho e no quadril.

correr-na-praia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s